O que é Url


Um URL (de Uniform Resource Locator), em português Localizador-Padrão de Recursos, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma intranet. Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso
O protocolo poderá ser HTTP, FTP, entre outros. O campo máquina designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso designado. O caminho especifica o local (geralmente num sistema de arquivos) onde se encontra o recurso dentro do servidor.
No exemplo: http://www.w3.org/Addressing/URL/uri-spec.html, o protocolo é o HTTP, o servidor é designado por www.w3.org e o recurso -- neste caso o arquivo uri-spec.html -- encontra-se em Addressing/URL/


A Web tem um sistema de endereços específico, chamado de URL. URL é a sigla de Uniform Resource Locator (localizador uniforme de recursos), mas pode chamá-lo de endereço web, endereço de um site ou simplesmente endereço.
Com ele, é possível localizar qualquer informação na Internet. Tendo em mão o endereço, como http://
www.disney.com. você pode utilizá-lo no navegador e ser transportado até o destino.
Nunca confunda a URL com o endereço de e-mail, ou e-mail de alguém. Sites e páginas na Internet têm URL ou endereço, que geralmente são www.exemplo.com.br. Pessoas podem ter e-mail ou endereço de e-mail, como josesilva@exemplo.com.br. Note que todos os endereços de e-mail devem ter a arroba ( @ ) separando o nome da pessoa (josesilva) do servidor onde os e-mails são guardados (exemplo.com.br).

O endereço de uma página que você estiver lendo, por exemplo, pode ser 

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/index.htm

Cada parte do endereço da web significao seguinte:


http://www.tvcultura.com.br/aloescola/index.htm
Protocolo Site                                         Diretório       Arquivo


Alguns Tipos de organizações:
edu – Instituições Educacionais
com – Organizações Comerciais
gov – Organizações Governamentais
net – Gateways e Servidores de uma rede específica

org – Outros tipos de organizações



Postar um comentário

0 Comentários