Histórias das Coisas - De Onde Elas vem? - Artigo

Resultado de imagem para historia das coisas

Vivemos em um mundo Finito onde os recursos naturais estão acabando a cada dia. Essas extrações são feitas por pessoas, com muita importância ou até mesmo sem nenhuma, trabalhando de forma escrava, alem de pessoas do governo e das grandes corporações que fazem e exigem que todo o processo seja feito e concluído.
O ciclo é mais ou menos assim:
extração dos recursos naturais, ja foram extraídos 33% dos recursos do planeta terra, ou seja ja foi destruídos 1 terço do planeta.
Produção onde geralmente utiliza-se tóxicos fortes para a produzir.
Distribuição, vender o mais rápido possível e o pior qé que nao pagamos nem o custo de produção do produto, que geralmente é toxico e que pode causar problemas de saúde.
produtos estes que em 6 meses ja se torna obsoleto para alguns se torna lixo.
isso  devido à um economista do governos americano teve a ideia para aumentar financeiramente o governo. Victor Lebow disse a seguinte frase: “A nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo nossa forma de vida, que tornemos a compra e uso de bens em rituais, que procuremos a nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego, no consumo. Precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior”
as pessoas são obrigadas a trocar equipamentos pois  aumentou a qualidade e potencia do produto e consequentemente não é compatível com o produto que já tem. a famosa Obsolência Planejada
E a obsolência Perceptiva onde jogamos fora coisas que ainda são uteis pelo simples fato que a outra pessoa comprou um produto similar porem com design melhor e mais bonito, roupas e equipamentos eletrônicos por exemplo.
Neste ciclo não vemos e não percebemos essas opções acima, somente a principal o consumo, as COMPRAS.
Neste mundo estamos perdendo o estar com os amigos, familiares e tempo livre. Chegamos em casa por exemplo ligamos a televisao e vemos anúncios que mostram que existem coisas melhores e que seu cabelo seu corpo e suas roupas estão ruim e te forçam a querer trocar, usando o marketing.
E pra finalizar o LIXO que jogamos fora. Geralmente Toxico que vão para o aterro poluindo o SOLO a ÁGUA, ou são incinerados Poluindo o AR com o toxico mais forte produzido pelo Homem a Dioxina.
Paramos para refletir, recilcar produtos ajudam, mas o problema maior é o poder de consumos das pessoas estão ficando cada vez maior e a destruição do planeta terra com as extrações dos recursos infelizmente esta acompanhando na destruição.

Rodrigo Passos. Artigo sobre Vídeo Histórias das Coisas. de Annie Leonard http://storyofstuff.org/ 



Postar um comentário

0 Comentários