TIPOS DE COMPUTADORES



Existem inúmeros termos para descrever computadores. Muitos desses termos envolvem tamanho, tipo de uso ou capacidade do computador. O termo computador pode ser aplicado a qualquer dispositivo que possua internamente um microprocessador, mas a maioria das pessoas imagina um computador como um equipamento que recebe dados dos usuários através de um mouse ou teclado, processa essa entrada de alguma forma e apresenta os resultados em um monitor.


· PC - o computador pessoal (PC) define um computador de uso geral construído para o uso de uma pessoa. Embora um Mac seja um PC, muitas pessoas relacionam o termo com sistemas que utilizam o sistema operacional Windows. Os PCs foram primeiramente conhecidos como microcomputadores, pois eram computadores completos, mas construídos em escala menor que os grandes equipamentos então usados em muitas empresas.

· Computador de mesa/Desktop - um PC que não foi projetado para ser portátil. A expectativa com os
sistemas de computadores de mesa era a de que fossem instalados em um local permanente. A maioria dos computadores de mesa oferecia mais potência, espaço de armazenamento e versatilidade que os portáteis e por um custo menor.


· Laptop - também chamados notebooks, os laptops são computadores portáteis que integram monitor, teclado, dispositivo de apontamento ou trackball, processador, memória e disco rígido em um empacotamento, operado por bateria, ligeiramente maior do que um livro de capa dura.

· Palmtop - mais conhecido como Assistentes Pessoais Digitais (PDAs - Personal Digital Assistents), os palmtops são computadores integrados e compactos que freqüentemente usam memória flash(Na verdade, a memória flash é considerada um dispositivo de armazenamento de estado sólido. Estado sólido significa que não há partes móveis (tudo é eletrônico, em vez de mecânico), em vez de unidade rígida de armazenamento. Esses computadores geralmente não possuem teclados, mas sim uma tela sensível aotoque, tecnologia usada para a entrada de dados. Palmtops são geralmente menores do que um livro de bolso, e muito leves, com uma bateria de duração razoável. Uma versão ligeiramente maior e mais pesada do palmtop é o computador de mão (handheld).

· Estação de trabalho - um computador de mesa que tenha um poderoso processador, memória e capacidade ampliada para executar um grupo especial de tarefas, como gráficos 3D ou desenvolvimento de games.

· Servidor - um computador aperfeiçoado para prover serviços para outros computadores em uma rede. Servidores geralmente possuem processadores poderosos, grande quantidade de memória e discos rígidos enormes.
· Mainframe - quando surgiram, os mainframes eram grandes computadores que podiam encher uma sala ou até mesmo um andar inteiro. O tamanho dos computadores diminuiu, sua capacidade aumentou e o termo mainframe foi abandonado em favor da expressão servidor corporativo (enterprise server). É possível ouvir esse termo, particularmente em grandes empresas, para descrever grandes equipamentos processando milhões de transações por dia.

· Minicomputadores - outro termo raramente utilizado hoje, os minicomputadores ficam entre
microcomputadores (PCs) e mainframes (servidores corporativos). Minicomputadores agora são conhecidos como mid-range servers.

· Supercomputadores - esse tipo de computador pode custar centenas de milhares ou até milhões de dólares. Apesar de muitos supercomputadores serem formados por sistemas únicos, a maior parte é composta de múltiplos computadores de alto desempenho trabalhando paralelamente como um sistema único. Os mais conhecidos supercomputadores são construídos pela Cray Supercomputers (em inglês).

· Wearable - a última tendência em computação são os computadores que se podem vestir ("computadores usáveis"). São essencialmente aplicações de computadores comuns (e-mail, banco de dados, multimídia, calendário/agenda) integradas em relógios, celulares, viseiras e até mesmo em roupas!



Postar um comentário

0 Comentários