Sistemas Operacionais


Um Sistema operacional é um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário, permite a operação de um computador. É a base para nos relacionarmos com o computador.

O S.O. é uma plataforma sobre a qual se pode executar vários tipos de programas, como aplicativos e jogos. Assim, um sistema operacional é utilizado para operar e gerenciar a ação dos outros programas e coordená-los com a atividade do equipamento, inclusive os periféricos (teclado, monitor, mouse, impressora ...).

Portanto, é o S.O. que recebe as ordens do usuário, traduzindo-as para uma linguagem compreensível pelo computador. A função de um S.O. é controlar todos os equipamentos instalados na máquina, permitindo que se possa executar as tarefas básicas de um computador, por meio da ativação de elementos na tela, tais como: ícones, opções de menus, janelas, opções em janelas etc.

Exemplos de Sistemas Operacionais:

Windows 10
Windows 8.1
Windows 8
Windows 7
Windows XP
Apple OS X
Windows Vista
Apple iOS
Android
Linux
Symbian OS

Aplicativos:

Encontrados em pacotes ou individualmente; utilizados para as aplicações comerciais Ex: MS-Office, OpenOffice, StarOffice; Seus componentes são:
Editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentação comercial, banco de dados.

Navegadores

O Navegador (também conhecido como browser) é o principal programa para acessar a intemet. Com e1e você pode visitar endereços na rede, copiar programas e trocar mensagens de correio eletrônico. Exemplo: Google Chrome, Internet explorer, Mozilla, Opera, MSN Explorer, Netscape entre outros.

Ferramentas de comunicação:

São ferramentas que proporcionam interação entre usuários de forma síncrona é online, como bate-papo, Mensseger (msn), Skype (voip voz sobre IP – Internet protocolo)




Postar um comentário

0 Comentários